Gratidão; o termo ocultista que os cristãos usam sem saber

Gratidão, Vibração, positividade, Resiliência, Resignação, e outros termos que pertencem a lei da atração, uma vertente da religião espírita baseada nos ensinamentos do deus egípcio chamado Hermes.


 Esses termos de boas vibrações na verdade partem da crença de que você é o seu próprio Deus, e que o universo está na sua própria mente.

Apesar de muitos cristãos acreditarem o famoso termo “Gratidão” se refere a passagens da bíblia, onde se fala em ser grato a Deus ou como se fosse a suma da passagem de 1 Tessalonicenses 5:18, que diz “Em tudo dai graças, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. Porém, a palavra descrita não significa “agradecer”.




 O equívoco acontece por duas razões:

1 - A falta de compreensão sobre a palavra “Graça” usada no novo testamento, que vem do grego “Doxa”
2 - O desconhecimento de que as religiões esotéricas utilizam termos da bíblia e se inspiraram em suas passagens. A diferença é que não acreditam em Jesus como salvador e sua crença é de que Deus não possui presença, ou seja, não é um Deus com vontade própria.

A palavra “Doxa” que normalmente é traduzida como “graça” no Novo Testamento é uma palavra de significado amplo, mas na maioria das vezes possui o mesmo significado de “honra” e de “pureza de caráter” e não pode ser limitada a ser interpretada como “agradecer”, pois se torna limitada e muda o seu sentido.
Sendo então, o sentido das passagens que se referem a dar graças a Deus, sendo “Honrar a glória de Deus em todas as coisas” e não “agradecer a Deus por todas as coisas”. O foco está em admirar as ações do criador, e não em agradecer pelas coisas que possui. Juventude, beleza, saúde, a presença de quem amamos, tudo isso é glória, mas a ausência disso tudo também é a glória, porque a glória está em tudo. Dar graça significa continuar honrando a virtude de Deus e todas as suas ações, e não apenas dizer “eu agradeço por tal coisa”. 


O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas – Hebreus 1:3



De onde vêm esses termos que parecem cristãos mas não são?
 

 O espiritismo, a astrologia e o gnosticismo partem dos princípios do Equilíbrio, também conhecidos como princípios herméticos ou leis do universo. Essas leis implicam a existência de forças da natureza que existem no mundo material, mas que são incompreendidas pelo homem, as tornando aquilo que chamamos de espiritual. Porém, tais religiosos acreditam que Jesus possa ter existido, assim como também Buda possa ter existido, e que nenhum dos dois ou qualquer líder religioso realmente tenha ascendência divina verdadeira, sendo apenas filósofos que possuem iluminação sobre a matéria das coisas e que usam de linguagem figurativa para transpassar conhecimento.


 Algumas vertentes espíritas acreditam também na Ufologia, que são os estudos teóricos a respeito da vida em outros planetas, e possuem uma interpretação de que toda a bíblia desde o antigo testamento até o novo são na verdade parábolas sobre a vida dos ancestrais dos humanos que viviam em outros planetas. Nessa crença, o Paraíso do Éden era um planeta que surgiu primeiro, onde os humanos eram uma raça superior, e com a corrupção genética de alguns indivíduos, eles foram expulsos para planetas diferentes para se purificarem, e então periodicamente são enviados profetas (seres superiores como Jesus e Buda) para ensiná-los o caminho correto, e os Discos voadores poderiam ser visitantes superiores fazendo observações e estudando o nosso desenvolvimento. Então, a Terra seria uma espécie de casa temporária para que nós pudéssemos evoluir até voltarmos para o planeta original. O filme Prometeus, de 2012 usa essa teoria como tema principal, onde na história, a terra não seria uma criação para aprendermos a sermos melhores, e sim onde seríamos exterminados por sermos impuros.



Allan Kardec foi um escritor francês do século XIX que é considerado o pai do espiritismo. Suas teorias são discutidas até hoje e é influência sobre muitas celebridades. Kardec usava estudos das leis do equilíbrio do Universo e tinha como base livros de misticismo judaico e os livros de Hermes, sob uma interpretação do ponto de vista da maçonaria.


 Quem foi Hermes? o hermetismo surgiu através de Hermes Trimegisto, pseudônimo de um autor e talvez mais de um autor do primeiro século depois de Cristo, que trouxe livros e reuniu obras de misticismo judaico que apresentam uma visão do universo e seu equilíbrio.  

  Os princípios de hermes normalmente são traduzidas como 7:


1 - O Princípio do MENTALISMO:  "O todo é Mente; o universo é mental."

2 - O Princípio da CORRESPONDÊNCIA: "O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora."

3 - O Princípio da VIBRAÇÃO: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra."

4 - O Princípio da POLARIDADE: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis."

5 - O Princípio do RITMO: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação."

6 - O Princípio de CAUSA E EFEITO: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei."

7 - O Princípio de GÊNERO: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação."



 Daí surgem teorias como a Lei da Atração; onde o poder da sua mente pode influenciar na vida material, e o universo se desdobra de forma a corresponder aquilo que você deseja.

Os cristão também acreditam nessas buscas espirituais, porém dependem do intermédio da vontade de Deus, e não ousam dizer que suas conquistas e tragédias são decorrentes da energia que seu próprio espírito exala. Acreditar que o destino é um espelho da sua manifestação seria um pecado para o cristão, já que para nós, nada acontece sem que seja determinado pela vontade de Deus.


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar – Eclesiastes 3:1-4


 Os termos “gratidão, Resignação, Empatia, Resiliência e vibrações que já estampam camisetas, decorações em festas, motivam cultos, e inspiram música, se tratam de mantras para gerar valores de pensamento que tais religiosos acreditam que vão fazer com que o universo contribua com suas determinações, sem a necessidade da interferência da vontade de algum Deus intercedendo.  



Por Higor Onofre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário