Mesmo tendo a capacidade de pelo menos 5 mil amigos, fora os seguidores, não conseguimos ter acesso a grande parte do conteúdo que é postado no facebook. Por que isso acontece? cada vez se torna mais evidente que a rede social não possui o intuito de conectar amigos, e sim de fornecer conteúdo de sua própria finalidade, oferecendo cada vez mais propagandas e coletando informações pessoas com objetivo de pesquisas de venda e estratagema político.
Em seu início, a vantagem do facebook era que reunia todas as boas ideias das outras redes sociais em uma só, e tendo surgido do plágio, como é provado pela sentença aplicada ao dono da empresa através da ação judicial iniciada pelos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, o destino do Facebook só podia ser um: sucumbir devido a cega ambição de Zuckerberg.
Há certo tempo, o Instagram, que foi comprado pelo grupo Facebook, removeu de sua plataforma a contagem pública de likes nas fotos, o que muita gente achou que seria o fim da rede social, e estavam errados. O instagram é uma rede social para separar o joio do trigo, tendo como público apenas pessoas que prestam serviços e vendem produtos, mesmo que este seja a sua própria imagem. É a rede social do narcisismo, razão qual não permite textos, apenas imagens e curtos videos; não há espaço para qualquer tentativa de interação entre usuários que não seja meramente superficial, com poucas palavras. Desta forma, os usuários se limitam a ver o conteúdo e curtir ou não, e isso facilita muito para finalidades publicitárias, pois se tornou um aplicativo que nós abrimos, vemos conteúdo entre os anúncios e depois fechamos, apenas.
Minimizar a interação entre os usuários é o objetivo pela qual a plataforma do Facebook vem ocultando progressivamente o mural das publicações da lista de amizades. A política de controle de fala que possui a censura de palavras e pensamentos mais agressiva da internet tem como propósito torná-lo um local politizado, onde é preciso saber que não se pode falar como se estivesse em sua própria casa, mesmo que você esteja. O facebook é uma rede social para você entrar e deixar o seu verdadeiro Eu do lado de fora. A interatividade entre os usuários por meio de videos longos, textos e fácil compartilhamento faz com que a rede não seja tão útil quanto o instagram para exibir anúncios eficazes.
Com isso, o objetivo da rede é ocultar o conteúdo que é compartilhado pelos próprios usuários para que cada um se torne isolado, recebendo somente os conteúdos que o algoritmo de interesses mútuos permitem. Assim, você só vai ter acesso ao conteúdo de amigos que vão de encontro às ofertas de anúncios que te forem oferecidas, criando um sincronismo entre o que você vê dos seus amigos e o que as empresas te oferecem.
Zuckerberg, o homem que copiava
Autor: Higor Onofre

Nenhum comentário:
Postar um comentário