Quais são os sintomas da fobia social? existe cura?

 Muitas vezes a fobia social é confundida com introversão – um aspecto da personalidade das pessoas que se sentem bem quando estão sozinhas – a diferença é que a introversão saudável não tem associação alguma com o sofrimento por estar acompanhado. Na verdade, o introvertido gosta de estar em relações sociais desde que esteja à vontade com as pessoas em questão, que normalmente são amigos, familiares e pessoas encontradas num contexto onde  interação harmoniosa é necessária.

  A Fobia social é o nome que se dá para a patologia onde o a pessoa não consegue ter uma boa relação social e acaba se isolando, chegando a ficar depressiva ou ansiosa com a eminência da companhia de outras pessoas e contextos sociais que até então deveriam ser simples. Muito comum em mulheres com aspecto autista moderado, pessoas com estresse pós traumático e pessoas em longo período de anemia, as fases melancólicas abrem ala para diversas doenças mentais em diferentes gravidades. 




 Os sintomas mais comuns relatados da fobia social são:


comportamentais:

• dificuldade para falar

• agitação

• necessidade de fuga

• paralisia


Físicos:

• falta de ar

• tensão muscular

• taquicardia

• boca seca

• sudorese

• calores ou calafrios


Cognitivos:

• Irritabilidade

• frustração

• falta de concentração

• ansiedade

• insegurança


 Os sintomas são diversos porque se trata de uma situação onde a pessoa perde o autocontrole, então os problemas se manifestam de acordo com a área em que a pessoa possui obsessão, mas também podem se manifestar através da indução; quando um parente ou amigo difere para pessoa algo que a magoe, ela toma isso profundamente e nesse estado de fragilidade ela absorve para si o sofrimento e o incorpora como um sintoma. 

 A fobia social é uma psicossomática, uma doença que na verdade não é uma doença, e sim a manifestação de um problema no inconsciente, que acaba submergindo de formas depreciativas. Muitos psicólogos acreditam que a terapia sutil e o uso de medicamentos para amenizar o problema seja a solução, porem na maioria das vezes isso causa desistência do tratamento, descrença na terapia e surgimento de pessoas que dependem de fármacos para dormir e fazer coisas comuns do cotidiano, as vezes de forma semelhante a dependentes químicos. 

 E fobia social tem cura?

 Como citado no artigo A Fobia social pode ter uma cura simples, a doença está relacionada a problemas da vida da pessoa e esse bloqueio que cobre suas habilidades sociais pode ser derrubado através de duas formas:

 1 - Enfrentamento progressivo – quando a pessoa aos poucos faz coisas para aprender a controlar suas emoções, como por exemplo ir pra padaria de manhã uma vez ou duas por semana, ir para o mercado ou sentar-se numa praça e observar as pessoas, as aves e os carros. Isso ajuda a neutralizar o sentimento amedrontador que o mundo causa. 

Fazer aulas de teatro, dança e musculação também são atividades que ajudam muito, porque trabalham suas capacidades e fazem com que a pessoa tenha uma interação mínima com as pessoas de forma que os interesses não estão em suas vidas pessoais, e sim nos objetivos das atividades. É muito importante que a pessoa com fobia social compreenda que o mundo não gira em torno dela. 


2 - trabalhar as crenças sobre si mesmo – desenvolver habilidades artísticas e pequenas ações como melhorar a alimentação fazem com que a pessoa aprenda a valorizar-se, tendo em vista que ela tem mania de autodepreciação e encontrar atividades que criem valores de importância são essenciais para uma personalidade saudável. 

 Quando a pessoa já possui habilidades artísticas e atividades de recreação, é necessário que ela use isso para sobressair a sua dor, e não tentar usar isso como combustível, porque pode causar o efeito contrário - se uma pessoa de coração partido compõe sobre como é ruim ter o coração partido, isso se torna uma âncora em sua vida, porque além da situação já causar desgaste emocional, agora existem várias outras representações que a remetem ao momento de sofrimento. Se uma pessoa é insegura com o seu corpo, o remédio não está em tirar fotos de si mesma como forma de exposição ou sexualização do mesmo; o que acontece é uma ilusão de liberdade e aceitação, que se manifesta através do narcisismo. Se você não está contente com seu corpo quando vê no espelho, insistir em mostrar para os outros que você tem orgulho não é a solução mais inteligente, porque ao mesmo tempo que os elogios vão te fazer sentir incrível, a menor crítica pode causar um impacto profundo e se tornar uma neurose. 

 Aprender a estar em harmonia com o seu amago é a melhor cura. Alguns praticam a oração, outros a meditação, alguns criam plantas ou criam pequenos rituais cotidianos para aliviar os pensamentos ansiosos. O uso de celulares o tempo todo a necessidade de aprovação são grandes atenuadores dos sintomas da fobia social. O Instagram é o vilão mais famoso nesse caso e se você não tomar controle das suas emoções, alguém vai. 


 Higor Onofre; psicanalista, professor e estudante das terapias integrativas




Nenhum comentário:

Postar um comentário