Autor: Dreamer
Como manter o controle emocional?
Vejo várias pessoas se fazendo esse tipo de pergunta, mas ela não é a correta. Para manter algo é necessário que se tenha esse algo, e a maioria das pessoas nunca teve.
Se você agora está pensando “Sou bem controlado(a) mas quando mechem comigo eu explodo mesmo, não tenho sangue de barata” Sinto informar mas você também não tem controle emocional.
Controle emocional é não agir no piloto automático, é você ser o mestre de suas emoções e não servo delas. Inclusive deixar de sentir elas quando você quiser isso.
Digamos q alguém te chamou de feio e você se ofendeu com isso. De primeira você pode pensar “a culpa é do fulano que me ofendeu” Mas digamos q essa mesma pessoa diga o mesmo para alguém que não se importa com beleza. Provavelmente não surtirá efeito.
E ai que está o ponto da questão. Não é o que a pessoa diz (nos dois casos a pessoa disse a mesma coisa) O que importa é como você recebe aquilo que a pessoa está dizendo
Quando alguém fala algo de você só existem duas opções:
1. O que a pessoa disse está correto. Nesse caso não há motivos para se sentir ofendido, aquilo que a pessoa disse só reflete a realidade.
2. O que a pessoa disse não está correto. Nesse caso há menos motivos ainda para se sentir ofendido, já que você não é aquilo que a pessoa está dizendo de você.
Então por que ficamos ofendidos? Porque tem algo dentro de nós que precisa ser trabalhado.
E como se faz isso? Entendendo a raiz do seu desconforto.
O exemplo acima é bem simples, mas vou continuar usando ele para fins didáticos.
Se você se ofender quando alguém lhe chamar de feio, pergunte-se: Por qual motivo estou incomodado com isso?
Poderá achar algo como: “porque não me sinto bem com minha aparência”
Se continuar cavando vai descobrir mais coisas como: “não me sinto bem com minha aparência, pois tiravam sarro de mim na infância”.
E continuando: “isso me incomoda porque eu queria ser amado pelos meus colegas”
... “eu queria ser amado por eles, pois me faltava amor em casa”.
E essa ultima é o que eu chamo de causa raiz, se você chegar numa causa raiz vai ver que outros comportamentos que você tem se justificam por ela.
Usando esse mesmo exemplo, alguém tem a causa raiz “não ter amor em casa” pode tanto se sentir mal quando é chamado de feio, quanto tentar demasiadamente agradar os outros em troca de atenção, aceitar relacionamentos abusivos por ter medo de não ser mais amado...
E nesse caso a solução é simples, começar a desenvolver amor próprio, fazendo isso todas as outras coisas vão sumir.
Dei esse exemplo com alguém que lhe ofende, mas isso pode ser usado com qualquer situação que lhe cause um desconforto. Trabalhar tudo isso aqui ficaria muito extenso.
Agora cabe a você agradecer internamente toda situação ou pessoa que lhe causar desconforto, elas estão te mostrando um sintoma de algo que precisa ser trabalhado.
“Quando um dreamer pisa num espinho, nunca se esquece de agradecer.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário